fundo parallax

Como fazer arroz integral

17 coisas que todo Pai de primeira viagem deve saber!
17 coisas que todo Pai de primeira viagem deve saber!
31/03/2017
17 coisas que toda Mãe de primeira viagem deve saber
17 coisas que toda Mãe de primeira viagem deve saber
31/03/2017
 
 

Você sabe como fazer arroz integral corretamente? Muita gente diz não gostar de arroz integral, que é duro, etc., mas muitas vezes o problema está no modo de fazer. Tão bom para saúde, mas por causa do hábito de consumirmos o arroz branco e, principalmente (acredito eu), pela forma um pouco diferenciada de ser preparado, acabou levando a fama que não lhe cabe de não ser gostoso e de ser difícil e demorado de fazer.

Não quero lhe convencer a não comer arroz branco! Cada um tem suas vantagens de sabor e utilização na culinária. Mas é bom saber que o arroz integral traz muito mais benefícios para a saúde do que o arroz branco e é uma alternativa a mais para o dia a dia de quem busca uma alimentação mais nutritiva. Só para que conste: estima-se que no processo de polimento do arroz para que ele fique branquinho há uma perda de 75% em nutrientes. Triste, né? A sugestão, é variar. Não precisa abolir o arroz branco, mas alguns dias da semana, escolha o arroz integral.

Então, para quem não sabe como fazer arroz integral e acha que é difícil e demorado, prepare-se para se surpreender. Tenho três dicas infalíveis que vão mudar a sua relação com o arroz integral.

Como fazer arroz integral: 3 dicas essenciais

Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. Esse procedimento serve para selar os grãos. Ou seja, evitar que o amido saia e o arroz vire papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, isso não se faz necessário, ao contrário, faz com que ele não cozinhe nunca. Agora você pensou: “Ah, então é por isso?”. Hehehe… Eu sei, pois também pensei quando descobri.

Dica 2: O arroz por último
Fazer arroz integral, é muito simples: refoga a cebola e o alho normalmente e acrescenta a água com temperos (ervas e sal) e o o arroz só entra depois.

Dica 3: Deixar o arroz de molho
E por último e não menos importante, deixar o arroz integral de molho. Essa deveria ser a primeira dica, mas como exigia uma explicação maior, deixei por último. Deixar o arroz integral de molho é muito importante. Deixe de molho entre 6 a 8 horas antes de preparar. Mas, se se esquecer, qualquer horinha é melhor do que nada valendo.

Como assim deixar o arroz integral de molho? Por quê? No blog da querida Pat Feldman, ela explica detalhadamente porque deixar grãos e sementes de molho antes de consumi-los. Mas, resumidamente, nas palavras de Pat, claro seria pelos motivos abaixo:

“Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.

Deixar de olho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B”.


Texto: Carol Morais

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?