Entenda os direitos trabalhistas de caseiros
11/11/2018
Dica para as diaristas
04/06/2019
Exibir tudo

46 maneiras de utilizar o limão

  1. Geladeira – Para desodorizar a geladeira e deixar um cheirinho fresco no interior dela, o recomendado é colocar meio limão para cima em um pratinho ou então um chumaço de algodão embebido no sumo do limão, lembrando de trocá-lo uma vez por semana.
  2. Micro-ondas – Para limpar até as manchas mais difíceis do interior do micro-ondas, coloque nele um recipiente com sumo ou rodelas de limão e água até a metade. Deixe de três a cinco minutos em potência máxima e, depois de desligado, deixe o aparelho fechado por cinco minutos. Finalmente, limpe o interior do micro-ondas com um pano úmido ou papel toalha. De quebra, o aparelho vai ficar com um perfumado.
  3. Liquidificador – Para limpar e afiar as lâminas do liquidificador, coloque no aparelho rodelas de limão congeladas e ligue-o por alguns minutos.
  4. Pratos e panelas – Para remover gordura de pratos e panelas, coloque duas colheres de sopa de sumo de limão no detergente e lave a louça normalmente.
  5. Tábua de corte – Para higienizá-la esfregue meio limão na superfície da tábua, deixe o sumo agir durante a noite e lave-a na manhã seguinte. Já para tirar manchas de gordura da tábua, esfregue nela sal e depois meio limão.
  6. Potes plásticos – Mergulhe os recipientes em uma mistura de água e suco de limão para remover odores e manchas. Pode-se acrescentar ainda bicarbonato de sódio e esfregar os itens, que depois devem ser enxaguados e deixados para secar.
  7. Ralador – O ralador é um utensílio difícil de limpar, mas pode ter os resíduos e a gordura eliminados se meio limão for esfregado por dentro e por fora do acessório.
  8. Chaleira – Para limpar a chaleira, ferva nela o sumo de meio limão e dois copos de água, deixando o líquido esfriar antes de enxaguá-la.
  9. Pia – Para limpar a parte metálica da pia, faça uma pasta consistente com sal e sumo de limão, aplique-a nela, esfregue com uma bucha vegetal e enxágue a área.
  10. Ralo – Para desentupi-lo e facilitar o escoamento da água, despeje nele uma mistura de sumo de limão com bicarbonato de sódio.
  11. Cesto de lixo – Para neutralizar os maus odores desses recipientes, basta colocar cascas de limão dentro deles. Outras áreas onde haja acúmulo de lixo podem ter o mau cheiro eliminado com a aplicação de uma mistura do sumo de um limão com algumas colheres de chá de bicarbonato de sódio nos locais afetados, de preferência com a ajuda de um pano.
  12. Triturador de lixo – Para limpar e desodorizar facilmente o triturador de lixo, jogue nele os restos de limões usados na cozinha. Outra possibilidade é jogar pelo encanamento um litro de água quente com meia xícara de sumo de limão.
  13. Forno – Para limpar o forno, esfregue no interior dele uma mistura de suco de limão e bicarbonato de sódio, deixe repousar por 15 minutos e depois limpe com um pano limpo. A receita serve também para o vaso sanitário.
  14. Torneiras – Para limpar as torneiras (da cozinha e de outros locais da casa), encharque um pano de algodão em sumo de limão coado e passe nelas. Deixe atuar por 10 minutos e depois retire o líquido com água morna ou pano úmido.
  15. Limpeza das mãos – Uma mistura de limão com vinagre é infalível para tirar as manchas de frutas das mãos, mas após a aplicação e antes de sair ao ar livre elas devem ser lavadas com sabonete por causa da reação do limão com o sol.
  16. Panela em banho-maria – Para não escurecer a panela em banho-maria, coloque rodelas de limão na água. O mesmo princípio funciona para panelas e chaleiras escuras e manchadas: ferva nelas o suco de meio limão e algumas rodelas com dois copos de água, deixe-as esfriar totalmente, esvazie-as e finalmente enxague-as.
  17. Pia de mármore – A pia de mármore poroso, tão difícil de limpar, pode ser limpa facilmente ao se esfregar nela meio limão coberto com sal e, em seguida, enxaguá-la. Mas só use o limão em último caso, pois o ácido do limão pode danificar o mármore.
  18. Cheiro de repolho e de gordura – Para evitar o cheiro forte do repolho na hora de cozinhar, coloque algumas rodelas de limão na água. De quebra, o limão vai tirar o cheiro de gordura do ar.
  19. Conservação de alimentos – O limão é muito bom conservante de alimentos. Basta colocar umas gotinhas no abacate e outras frutas, assim como nas saladas, em especial quando há alface. Uma casca de limão trocada sempre que secar também é perfeita para conservar sem engrossar ou empedrar o açúcar mascavo em um recipiente hermeticamente fechado.
  20. Escurecimento de batata e couve-flor – Ao cozinhar esses alimentos, adicione uma colher de chá de sumo de limão.
  21. Arroz soltinho – Para o arroz ficar bem soltinho e não grudar no fundo da panela, coloque um pouco de água fria com gotas de limão quando a primeira água do cozimento estiver secando. Outra dica para um bom preparo do arroz é lavar os grãos com limão e sal antes de levá-los ao fogo.
  22. Tirar sal do feijão – Se o feijão ficou muito salgado, acrescente algumas gotas de limão à panela e deixe os grãos ferverem bastante.
  23. Reaproveitamento de óleo – se você quiser reaproveitar o óleo usado na fritura do peixe, elimine o cheiro dessa carne do óleo: deixe-o esfriar e depois pique pedacinhos de limão na panela, enquanto a aquece novamente.
  24. Escurecimento de frutas – Para evitar que frutas como maçã e pera escureçam depois de cortadas, coloque-as em um recipiente com água e algumas gotas de limão ou borrife o limão diretamente nelas. O limão também pode ser colocado diretamente na parte cortada de frutas como banana e abacate que não vão ser consumidas logo. E se quiser deixar as frutas prontas antes de um jantar sem que elas escureçam, esprema limão nelas, em especial o abacate e a salada de frutas.
  25. Conservação de alface – Para evitar que a alface fique murcha, mergulhe as folhas dela em água gelada com sumo de limão por uma hora.
  26. Tempero de carnes – Qualquer tipo de peixe, depois de pronto, combina com o sabor do limão, assim como a carne de vaca, de preferência misturada com ervas. Já a carne de frango ficará mais macia e saborosa se um limão cortado ao meio for colocado dentro dele.
  27. Suco de limão congelado – Um toque especial pode ser dado ao copo de água, à limonada ou ao refrigerante de cola com pedrinhas de gelo feitas com suco de limão.
  28. Limpeza da banheira – Para limpar a banheira de forma eficiente e natural, basta misturar partes iguais de água e sumo de limão e esfregar a mistura na sujeira das paredes. As manchas amareladas da banheira e da pia brancas desaparecem se for esfregado limão na área, deixando agir por 30 minutos. Depois, é só passar sabão e enxaguar bem.
  29. Limpeza do vaso sanitário – Para limpar e desinfetar o vaso sanitário por dentro e por fora, misture uma xícara de bórax em pó e uma xícara de suco de limão.  Outra forma de fazer a mesma coisa é passar em ambos os lados do vaso uma mistura de limão com sal e, se quiser, bicarbonato de sódio.
  30. Limpeza de azulejos – Para limpar e desengordurar azulejos (no banheiro, mas também na cozinha), aplique sumo de limão com vaporizador ou esponja na área a ser limpa, deixe o líquido agir e depois enxugue com um pano limpo úmido.
  31. Manchas de sabão – Para eliminar manchas de sabão que aparecem em torneiras, chuveiros, banheiras e paredes do banheiro, esprema limão diretamente nelas, deixando descansar por alguns minutos e depois limpando a área.
  32. Limpeza de rejuntes – Para limpar os rejuntes dos azulejos ou dos pisos, faça uma pasta fina com duas colheres de chá de creme de tártaro e de suco de limão, aplique a pasta nos rejuntes, esfregue com uma escova de dentes velha e enxágue.
  33. Boxe do banheiro – Os resíduos de sabão do boxe do banheiro podem ser eliminados ao esfregar nele meio limão e depois limpar normalmente. Se estiverem muito difíceis de tirar, faça uma mistura de limão, vinagre e água, aplicando na área e limpando-a repetidamente até as manchas sumirem.
  34. Mancha de ferrugem – Se o problema for as manchas de ferrugem, misture bórax e sumo de limão e aplique essa mistura nas manchas de ferrugem, deixando agir por duas horas e, em seguida, esfregando a área.
  35. Brilho no cabelo – Se você tem cabelos claros e quer lhes dar mais brilho, pode colocar neles uma pequena quantidade de sumo de limão e ficar uma hora sob o sol. Cuidado para não deixar traços de limão no rosto ou nas mãos.
  36. Cabelo macio e suave – Para deixar seu cabelo mais macio e suave, aplique nele uma mistura de suco de limão e água morna, deixando-a agir por alguns minutos e depois enxaguando-o também com água morna.
  37. Desodorante natural – O limão pode ser um desodorante natural, bastando passar a face externa de meio limão nas axilas. Mas não se exponha ao sol depois de utilizar o limão dessa maneira.
  38. Cotovelos – Para hidratar cotovelos ressecados, passe uma metade de limão na área.
  39. Unhas – Para limpar as unhas, mergulhe os dedos por cinco minutos em um recipiente com meia xícara de água e meio limão.
  40. Pele – Para limpar, tirar manchas e esfoliar a pele do rosto, lave-o com um copo de suco de limão antes de dormir. Pela manhã, lave bem o rosto para eliminar qualquer vestígio de limão.
  41. Alvejante de roupas – Para deixar as roupas mais brancas e cheirosas, acrescente meia a uma xícara de suco de limão à água da máquina de lavar. Se forem roupas delicadas, incluindo linho antigo, também pode-se colocar meia xícara de suco de limão em um balde com quatro litros de água quente, colocar nele as roupas brancas e deixá-las de molho por duas horas. Depois, as roupas devem ser transferidas para a máquina de lavar, onde passam por um ciclo básico de lavagem. Terminada a lavagem, pendure-as no varal.
  42. Manchas de óxido – O suco de limão pode tirar as manchas de óxido de roupas de poliéster ou algodão. Basta fazer uma pasta com suco de limão e creme de tártaro, esfregá-la sobre a mancha, deixar agir por meia hora e depois lavar como sempre.
  43. Manchas de gordura – Para tirar manchas de gordura das roupas, esfregue suco de limão na área e deixe repousar durante a noite.
  44. Manchas variadas – Para as mais variadas manchas, pode-se esfregar o limão na área afetada da roupa, deixar agir por 30 minutos e depois lavar normalmente.
  45. Mancha de mofo – Se uma peça de roupa tem mancha de mofo, esfregue-a com um limão e deixe secar ao sol.
  46. Manchas em tecidos delicados – Em peças delicadas, o ideal é deixá-las de molho por meia hora em uma mistura de limão e bicarbonato de sódio e depois lavá-las normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *