28 receitas de sanduíche natural para uma refeição rápida e saudável
11/06/2018
Diferenças entre babá, babysitter e au pair
05/11/2018
Exibir tudo

Grávida pode usar produtos de limpeza?

Pelo que se sabe até agora é seguro lidar com produtos de limpeza na gravidez tomando cuidado extra para ficar em ambientes bem ventilados.

“Há pouca informação disponível sobre exposição a produtos de limpeza domésticos durante a gravidez”, explica a cientista Sharon Lavigne. “Alguns pesquisadores descobriram uma possível ligação entre o uso de produtos de limpeza na gravidez e o desenvolvimento de problemas respiratórios na infância, porém o assunto ainda precisa ser mais investigado.”

Para evitar sustos, a especialista recomenda utlizar os produtos de acordo com as instruções específicas de cada fabricante e ficar longe de vapores fortes. Para isso, quando estiver limpando, abra a janela ou ligue um ventilador para circular o ar. Outra dica é colocar luvas para limitar a absorção de substâncias químicas pela pele.

Se o cheiro dos produtos deixar você tonta, com náuseas ou com dor de cabeça, saia do local e tome um pouco de ar fresco até se sentir melhor. Peça para outra pessoa terminar o serviço.

Outra boa ideia é tentar substituir detergentes e desinfetantes tradicionais por versões mais naturais e menos agressivas ao meio ambiente — à base de vinagre ou bicarbonato de sódio, por exemplo. Você pode encontrá-los em lojas de produtos naturais.

Reduzir a quantidade de produtos químicos em casa é de qualquer forma uma boa escolha para o futuro, já que você provavelmente não vai querer que seu filho fique exposto a um excesso dessas substâncias.

E não se esqueça: nunca misture produtos de limpeza diferentes, como amoníaco com água sanitária. Inalar os vapores que resultam da combinação é muito perigoso para qualquer pessoa, e pode ser fatal.

Cuidado com produtos de limpeza que não sejam industrializados, vendidos de porta em porta. Como eles não são regulamentados, não há garantias de que não haja substâncias perigosas. E, como não há embalagem, é maior o risco de criar misturas venenosas, como a de água sanitária e amoníaco.

By BabyCenter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *